Meu nome é Máximo e ingressei na FABICO, no Curso de Museologia, em 2014. Colei grau em 4 de fevereiro de 2021. Foram seis anos de estudo, não contando com o ano de 2020, onde ficamos todos lutando contra a Covid. Portanto, no total, foram sete anos de FABICO e UFRGS. Imaginei que a colação de grau fosse algo intensamente feliz, mas não foi, houve uma sensação de perda, de nostalgia, como se houvesse sido abandonado, ou ter abandonado algo que fazia parte de mim. Comecei a pensar e a lembrar das professoras, dos fatos pitorescos, dos colegas das viagens, e até de algumas situações tristes em que participei. Resolvi relatar o que mais me impactou, e quanto eu mais me lembrava, mais eu entendia que eram memórias individuais, tinham muito a ver comigo, mas não com o coletivo, e isso é importante na FABICO, a coletividade. Escolhi uma memória que representa exatamente isto, a união fabicana. Em outubro de 2016 eu estava na disciplina Estudos sobre Patrimônio Cultural e Museus com a professora Márcia Bertotto, tínhamos que escolher uma atividade extra-muros, optamos por uma caminhada pela Rua da Praia, iniciando na Santa Casa e terminando na Praça da Alfândega. Cada um de nós faria pesquisas sobre cada prédio histórico e cada estabelecimento comercial que houvesse se tornado patrimônio material e/ou imaterial de Porto Alegre. Foi um sucesso. Em um dia normal da semana conseguimos reunir mais de 70 pessoas entusiasmadas com o evento, um legítimo museu de percurso. Resolvemos, então, transpor a Rua da Praia para dentro da Fabico, até adesivamos o piso com uma cópia do calçamento histórico, retratamos as várias épocas em que a rua foi palco de inúmeras gerações. Nos caracterizamos com trajes de época e simulamos o footing, a caminhada de final da tarde que ocorria sempre desde décadas, através dos anos 50, 60, 70 e 80. Contratamos um fotógrafo lambe-lambe com a sua máquina de caixote, fotografando e revelando as fotos na hora [Figura 5]. Fizemos bottons, marcadores de página com o calçamento histórico da Rua da Praia para lembrar o evento. Foi incrível a quantidade de colegas e professores que nos assistiram e ali, também iniciei amizades que mantenho até hoje, o Nicholas, a Agnes, a Luiza, a Suse, a Anelise, a Ana... olha, eu agradeço a presença na minha vida de todos os outros colegas e professoras durante os sete anos na FABICO. Espero que gostem dessas memórias!
Memórias de João Máximo Simoni Neto, que cursou Museologia de 2014 até 2021.
Estado de conservação
Ótimo
Condições de reprodução
Autorizado desde que citada a fonte e autoria.
Observações adicionais
Foto do lambe lambe.
Como referenciar: SIMONI NETO, Máximo. A caminhada. [S.l.]: Programa de Extensão Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias, 2021. 1 arquivo digital/WAV (3:30 min). [negrito ou itálico no título da memória].